A Educação Especial

Educação Especial         Altas Habilidades/Superdotação         Autismo        Deficiência Auditiva         Deficiência Física         Deficiência Intelectual         Deficiência Visua         

Altas Habilidades/Superdotação: O que é?

Aline Crociari      domingo, 26 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Altas Habilidades/Superdotação (AH/S)  é definida pela Secretaria da Educação  do Estado de São Paulo como alto desempenho ou elevada potencialidade apresentada por determinados alunos, em qualquer um dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.

Outra definição, referente a Altas Habilidades/Suprrdotação é a do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBrasD.

De acordo com este órgão a Altas Habilidades/Ssuperdotação se faz presente naqueles indivíduos que, quando comparado à população geral, apresentam uma habilidade significativamente superior em alguma área do conhecimento, podendo se destacar em uma ou várias áreas.

Mas...quais seriam essas áreas do conhecimento?

As áreas do conhecimento se apresentam como:

Intelectual: envolve rapidez de pensamento, compreensão e memória elevadas, capacidade de pensamento abstrato, curiosidade intelectual, poder excepcional de observação;

Acadêmica: Atenção, concentração, motivação por disciplinas acadêmicas, interesse, capacidade de produção acadêmica, alta pontuação em testes acadêmicos e desenvolvimento excepcional na escola;

Criatividade: Originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora, capacidade de perceber um tópico de muitas formas diferentes;

Liderança: Sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, poder de persuasão e influência no grupo, habilidade de desenvolver uma interação produtiva com os demais;

Artística: Envolve alto desempenho nas artes em geral, como por exemplo: expressar ideias, sensibilidade aos ritmos, comunicação com gestos, etc.

Psicomotora: Desempenho superior em esportes e atividades físicas, velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora fina e grossa.

É importante destacar que a identificação de Altas Habilidades/Superdotação, começa na maioria das vezes dentro da própria escola, por meio do cruzamento de informações entre os professores! 

Ao perceber que um determinado aluno apresenta indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, procure consultar a família do mesmo e oriente na busca por um profissional especializado, que neste caso específico, são psicológos com especializações especificas nesta area!

Permita que esta criança se desenvolva o máximo que puder!

Altas Habilidades/Superdotação

Você gostou deste artigo? Então, não esqueça de deixar seu comentário! Sua opinião é muito importante!

Comentários

Educação Especial
Educação Especial é o foco. Aline Crociari é Pedagoga Habilitada em Deficiência Intelectual, Especialista em Educação e Reabilitação de Surdos, Psicopedagoga Institucional.
Mestre em Educação Escolar, há mais de 15 anos trabalhando ,com Educação Especial, cria o site  "A Educação Especial" buscando disseminar conhecimentos sobre o tema, sempre em perspectiva inclusiva.

 

Alavancagem Da Superação

Apenas Para Professores Que:

- Gostam De Sua Disciplina;

- Entendem A Internet Como Novas Possibilidades;

- Queiram Unir Conhecimento Com Tecnologia e

- Superar A Crise.

(Mesmo Que Não Saiba Nada De Internet);

Quer saber mais? Clique Aqui!