A Educação Especial

Educação Especial         Altas Habilidades/Superdotação         Autismo        Deficiência Auditiva         Deficiência Física         Deficiência Intelectual         Deficiência Visua         

Autismo: O que é?

Aline Crociari      domingo, 26 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Autismo, para definir este conceito, algum tempo atrás o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV 2002), utilizava o termo Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD, no qual suas principais características eram prejuízos na interação social, comunicação e comportamento.

O termo TGD englobava o:Transtorno Autista ou Autismo, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra Especificação.

A Associação Americana de Psiquiatria (DSM 5) discutiu critérios clínicos diferenciados e com isso, passaram a utilizar uma nova categoria diagnóstica para definir o Autismo, excluindo da condição de TGD o Transtorno de Rett e o Transtorno Desintegrativo da Infância.

É importante lembrar também que a partir da Lei Federal 12.764/2012 o Autismo passou a ser considerada uma deficiência marcada por problemas na interação social e com padrões restritivos e repetitivos de comportamentos.

Atualmente utilizamos o termo Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pois este aponta uma gama de possibilidades nas quais as características podem aparecer de maneira mais amena ou severa nas pessoas.

 No dia 15-01-2015 a Secretaria de Estado da Educação publicou no Diário Oficial uma Instrução que defini o Transtorno do Espectro Autista e o classifica de acordo com Níveis:

Nível III (Apoio Muito Substancial):

- Graves déficits na capacidade de comunicação social, verbal e não verbal;

- Graves prejuízos no funcionamento, muito limitado em iniciar interações sociais, respostas mínimas ás propostas sociais de outros;

- Inflexibilidade de comportamento, extrema dificuldade em lidar com a mudança ou outros comportamentos repetitivos/restritos que interferem significativamente no funcionamento em todas as esferas e

- Grande sofrimento/dificuldade em alterar o foco ou atenção.

Nível II (Apoio Substancial):

- Déficits acentuados das habilidades de comunicação social, verbal e não verbal;

- Prejuízos sociais aparentes, mesmo com apoio;

-Limitação em dar início a interações sociais e respostas reduzidas ou anormais a abertura sociais de outros;

- Inflexibilidade de comportamento, dificuldade em lidar com a mudança, ou outros comportamentos repetitivos/restritos e

 Sofrimento e/ou dificuldade em alterar o foco ou ação

Nível I (Apoio):

Na ausência de apoio podem apresentar:

- Déficits na comunicação social, causando prejuízos visíveis;

- Dificuldade e iniciar interações sociais e exemplos claros de respostas atípicas ou mal sucedidas de incursões sociais dos outros;

- Interesse reduzido em interações sociais;

- Inflexibilidade de comportamento;

- Dificuldade em alternar atividades e

- Problemas de organização e planejamento são obstáculos à independência.

Seja qual for o nível apresentado pela criança que possui o Transtrono do Espectro Autista, lembre-se que todos são capazes de aprender se forem lhes dadas as condições necessárias!

Autismo

Quer saber mais sobre o Autismo? Clique Aqui.

Você gostou deste artigo? Então, não esqueça de deixar seu comentário! Sua opinião é muito importante!

 

 

Comentários

Educação Especial
Educação Especial é o foco. Aline Crociari é Pedagoga Habilitada em Deficiência Intelectual, Especialista em Educação e Reabilitação de Surdos, Psicopedagoga Institucional.
Mestre em Educação Escolar, há mais de 15 anos trabalhando ,com Educação Especial, cria o site  "A Educação Especial" buscando disseminar conhecimentos sobre o tema, sempre em perspectiva inclusiva.

 

Alavancagem Da Superação

Apenas Para Professores Que:

- Gostam De Sua Disciplina;

- Entendem A Internet Como Novas Possibilidades;

- Queiram Unir Conhecimento Com Tecnologia e

- Superar A Crise.

(Mesmo Que Não Saiba Nada De Internet);

Quer saber mais? Clique Aqui!