A Educação Especial

Educação Especial         Altas Habilidades/Superdotação         Autismo        Deficiência Auditiva         Deficiência Física         Deficiência Intelectual         Deficiência Visua         

Deficiência Física: O que é?

Aline Crociari      quinta-feira, 6 de abril de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Deficiência Física (DF) refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema nervoso central e muscular.

Neste sentido, as doenças ou lesões que afetam esses sistemas, sejam elas isoladamente ou em conjunto, podem ocasionar limitações físicas variadas: dificuldades no movimento, na sustentação de postura, no equilíbrio e na mobilidade, causando nos seres humanos algum tipo de Deficiência Física (MEC/SEESP, 2006).

O que é sistema nervoso?

Podemos compreender que sistema nervoso é um conjunto de estruturas que compreendem o: cérebro, cerebelo, tronco cerebral, nervos e medula, formados por neurônios.

O sistema nervoso é responsável por coordenar funções significativas que mantém a vida, tais como as de receber as experiências sensoriais: tato, olfato, visão e paladar – processá-las, armazená-las, tomar atitudes e decisões que irão se configurar em um determinado comportamento.

É importante considerar que o corpo humano possui inúmeros ossos, os quais dois merecem relevância: coluna espinhal e crânio.

Os ossos que compreendem a coluna espinhal se localizam na região do pescoço e passam pelas costas até atingir o cócix. Já o crânio corresponde aos ossos que compõem a cabeça.

Sendo assim, todas as estruturas nervosas que se encontram localizadas dentro dos ossos do crânio e da coluna espinhal são consideradas como sendo Sistema Nervoso Central.

Se a Deficiência Física é o comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema nervoso central e muscular, segue alguma destas deficiências:

- Paralisia Cerebral: um acometimento que atinge o sistema nervoso central durante o período de seu desenvolvimento, gestação ou parto. A pessoa que possui paralisia cerebral, não necessariamente possui deficiência intelectual;

- Distrofia Muscular Progressiva: é uma doença muscular crônica e irreversível que possui as seguintes características: dor nas panturrilhas, dificuldade acentuada para se levantar do chão, ausência de equilíbrio para se manter em pé, quedas frequentes, marcha na ponta dos pés sem apoio do calcanhar, dificuldades para subir escadas, correr e pular, escoliose que é o comprometimento da coluna vertebral, dificuldade para manter a postura adequada, comprometimento da capacidade respiratória, dependência para realizar as atividades de vida diária, perda gradativa de membros superiores, comprometimento cognitivo e enfraquecimento da musculatura do pescoço e equilíbrio cefálico.

- Osteogênese Imperfeita: é uma doença congênita (a pessoa nasce com o problema), crônica e irreversível, mais conhecida como ossos de vidro. Durante o parto, o bebê pode apresentar diversas fraturas, é comum o déficit auditivo e a deformidade dos ossos longos.

- Mielomeningocele: conhecida como “espinha bífida” e se refere a uma malformação na coluna vertebral mais especificamente na região lombar, na qual a presença de uma cavidade, permite que a medula, localizada dentro da espinha dorsal, assim como as meninges que a reveste,se projetem para fora, ocasionando vários tipos de problemas neurológicos, ortopédicos e urológicos.  

- Paralisia: é uma disfunção muscular que acomete os músculos de forma espástica - músculo com hipertonicidade, muito rígido ou de forma flácida – músculo flácido e sem movimento.

A pessoa que possui uma Deficiência Física deve ter uma vida normal, participando de atividades comuns em qualquer ambiente, sendo auxiliado quando necessário, para que possa conquistar sua independência e desenvolver suas potencialidades.

 Deficiência Física

 

Quer saber como desenvolver atividades Psicimotoras? Clique aqui.

Você gostou deste artigo? Então, não esqueça de deixar seu comentário! Sua opinião é muito importante!

Comentários

Educação Especial
Educação Especial é o foco. Aline Crociari é Pedagoga Habilitada em Deficiência Intelectual, Especialista em Educação e Reabilitação de Surdos, Psicopedagoga Institucional.
Mestre em Educação Escolar, há mais de 15 anos trabalhando ,com Educação Especial, cria o site  "A Educação Especial" buscando disseminar conhecimentos sobre o tema, sempre em perspectiva inclusiva.

 

Alavancagem Da Superação

Apenas Para Professores Que:

- Gostam De Sua Disciplina;

- Entendem A Internet Como Novas Possibilidades;

- Queiram Unir Conhecimento Com Tecnologia e

- Superar A Crise.

(Mesmo Que Não Saiba Nada De Internet);

Quer saber mais? Clique Aqui!