A Educação Especial

Educação Especial         Altas Habilidades/Superdotação         Autismo        Deficiência Auditiva         Deficiência Física         Deficiência Intelectual         Deficiência Visua         

Deficiência Intelectual: O que é?

Aline Crociari      quarta-feira, 5 de abril de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Deficiência Intelectual (DI),  de acordo com a Associação Americana de Desenvolvimento - AAIDD, ocorre antes dos 18 anos de idade, sendo definida como uma incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo dos indivíduos.

O que é funcionamento intelectual e comportamento adaptativo?

De acordo com esta definição, o funcionamento intelectual se relaciona com a aprendizagem, o raciocínio e a resolução de problemas, já o comportamento adaptativo, por sua vez, abarca habilidades sociais e práticas que são necessárias para o individuo no dia a dia.

Outra definição importante para a Deficiência Intelectual, é a que se encontra no Decreto Federal 5.296, de 02-12-2004.

Este importante documento, considera pessoa com Deficiência Intelectual as que apresentam funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:

- Comunicação;

- Cuidado pessoal;

- Habilidades sociais;

- Utilização dos recursos da comunidade;

- Saúde e segurança;

- Habilidades acadêmicas;

- Lazer; e

- Trabalho.

A definição de Deficiência Intelectual e o trabalho com essas crianças sempre foi um complicador para as escolas.

No tocante a definição, a interpretação deste conceito na maioria das vezes traz em seu bojo ideias equivocadas e argumentos errôneos.

No que se refere ao trabalho com esses alunos é comum o professor relatar que não se sente preparado para isso, porém é necessário que cada aluno com deficiência intelectual seja visto como um ser único, em um ambiente que valorize suas potencialidades e busque reforçar as habilidades que o mesmo possui bem como as estratégias que utiliza para vencer os desafios.

Deficiência Intelectual

Você gostou deste artigo? Então, não esqueça de deixar seu comentário! Sua opinião é muito importante!

 

Comentários

Educação Especial
Educação Especial é o foco. Aline Crociari é Pedagoga Habilitada em Deficiência Intelectual, Especialista em Educação e Reabilitação de Surdos, Psicopedagoga Institucional.
Mestre em Educação Escolar, há mais de 15 anos trabalhando ,com Educação Especial, cria o site  "A Educação Especial" buscando disseminar conhecimentos sobre o tema, sempre em perspectiva inclusiva.

 

Alavancagem Da Superação

Apenas Para Professores Que:

- Gostam De Sua Disciplina;

- Entendem A Internet Como Novas Possibilidades;

- Queiram Unir Conhecimento Com Tecnologia e

- Superar A Crise.

(Mesmo Que Não Saiba Nada De Internet);

Quer saber mais? Clique Aqui!