A Educação Especial

Educação Especial         Altas Habilidades/Superdotação         Autismo        Deficiência Auditiva         Deficiência Física         Deficiência Intelectual         Deficiência Visua         

Deficiência Visual: O que é?

Aline Crociari      quinta-feira, 23 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Deficiência Visual, refere-se a dois grupos de pessoas com deficiência que se enquadram na seguinte definição: cegueira e baixa visão.

Sendo assim, as pessoas que posssuem uma Deficiência Visual que se enquadra na cegueira, são aquelas que apresentam acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica.

Essa medida decimal de 0,05 corresponde na tabela de Snellen a 20/400, o que significa que o deficiente visual enxerga a 20 metros o que uma pessoa sem deficiência enxergaria em uma distância de 400 metros.

Sendo assim, os cegos não são somente aqueles que vivem na escuridão, mas sim, aqueles que também, apresentam um resíduo visual.

Este resíduo visual faz com que os cegos enxerguem vultos e/ou claridade, podendo até conseguir distinguir um objeto que esteja bem próximo dos seus olhos; porém, o uso desse resíduo não é funcional, o que faz com que essas pessoas, na área educacional, utilizem o sistema braile de escrita.

Aliás, não é uma regra, como muitos pensam que a cegueira é escuridão. Existem doenças oculares específicas que faz com que as pessoas enxerguem somente branco ou flashs, quando fechamos os olhos, depende da anomalia apresentada nos olhos.

Já, as pessoas que apresentam uma Deficiência Visual que se enquadra na baixa visão, são aquelas que apresentam acuidade visual ente 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica e/ou os casos de perda de campo visual, onde a soma do campo dos dois olhos for igual ou menor que 60º.

Para se considerar uma Deficiência  Visual, com baixa visão, estabelecemos a medida decimal de 0,3 que corresponde à tabela de Snellen a 20/67. Isto significa que a partir dessa medida, a pessoa enxerga em 20 metros o que a outra enxergaria em 67 metros de distância.

Quanto ao campo visual, uma pessoa sem deficiência apresenta por volta de 170º de campo visual, esse campo tem que ser menor de 60º para ser considerado deficiente visual.

 Uma pessoa que apresenta cegueira em um olho e possui o outro em  perfeito estado, não é considerada deficiente visual, pois a somatória do seu campo visual não é menor que 60º.

A expressão no melhor olho significa que, se existe a presença de um olho perfeito, esta pessoa não é considerada como tendo baixa visão.

Já a expressão, com a melhor correção óptica, significa que a pessoa pode até possuir acuidade visual, sem estar utilizando óculos; porém, se ao colocar os óculos, sua acuidade visual aumenta, sanando as dificuldades, esta também, não é considerada deficiente visual.

 O uso dos óculos se faz necessário quando existe a presença de miopia, astigmatismo e hipermetropia. Para qualquer outra doença ocular, os óculos não resolvem o problema.

Sendo assim, nem toda pessoa que usa óculos com grau alto apresenta baixa visão e nem todos os deficientes visuais fazem o uso dos óculos.

Deficiência Visual

Este artigo foi escrito pela Professora Especializada Geisa Veregue. Maiores informações pelo e-mail: geisa.veregue@gmail.com

Você gostou deste artigo? Então, não esqueça de deixar seu comentário! Sua opinião é muito importante!

Comentários

Educação Especial
Educação Especial é o foco. Aline Crociari é Pedagoga Habilitada em Deficiência Intelectual, Especialista em Educação e Reabilitação de Surdos, Psicopedagoga Institucional.
Mestre em Educação Escolar, há mais de 15 anos trabalhando ,com Educação Especial, cria o site  "A Educação Especial" buscando disseminar conhecimentos sobre o tema, sempre em perspectiva inclusiva.

 

Alavancagem Da Superação

Apenas Para Professores Que:

- Gostam De Sua Disciplina;

- Entendem A Internet Como Novas Possibilidades;

- Queiram Unir Conhecimento Com Tecnologia e

- Superar A Crise.

(Mesmo Que Não Saiba Nada De Internet);

Quer saber mais? Clique Aqui!