A Educação Especial

Educação Especial         Altas Habilidades/Superdotação         Autismo        Deficiência Auditiva         Deficiência Física         Deficiência Intelectual         Deficiência Visua         

Discalculia: Problemas com a Matemática

Aline Crociari      quinta-feira, 13 de abril de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Discalculia é um distúrbio de aprendizagem que consiste na dificuldade específica com a matemática e a relação que a mesma possui com o mundo.

Na Discalculia, existe também uma confusão na resolução dos cálculos iniciais, no tocante a situações problemas que envolvem adição e subtração, bem como, nas estratégias de contagem.

Os alunos que possuem Discalculia, apresentam problemas com a orientação espacial, no sentido de não saber posicionar os números de uma operação na folha, utilizando muito espaço ou fazendo as contas apertadas no canto da mesma; escrevem números e sinais errados, possuem dificuldades na resolução das quatro operações e na compreensão do significado das palavras utilizadas nas descrições de operações matemáticas como, por exemplo: “soma”, “total”, “diferença”, “raiz quadrada”, “conjunto”, além de apresentar confusão na identificação de símbolos como: +  -  = :  <  >.

Além disso, também está presente na Discalculia, a dificuldade na memória de longo e curto prazo, o que compromete a memorização de tabuadas e fórmulas.

Estes alunos não conseguem com facilidade armazenar e buscar o que foi ensinado e necessitam de explicações claras e objetivas, já que para os mesmos é complexo trabalhar com números, símbolos matemáticos, fórmulas e enunciados.

Para você que é professor e esta lendo este artigo, antes de iniciar a apresentação de um novo conteúdo, procure explicar a utilidade deste para a vida, pois dessa forma o aluno atribuirá um significado para sua aprendizagem, além disso, o trabalho com imagens e vídeos confere sentido ao que esta sendo ensinado e, especificamente na disciplina de matemática busque trabalhar de maneira mais concreta possível.

Discalculia

Você gostou deste artigo? Então, não esqueça de deixar seu comentário! Sua opinião é muito importante!

Comentários

Educação Especial
Educação Especial é o foco. Aline Crociari é Pedagoga Habilitada em Deficiência Intelectual, Especialista em Educação e Reabilitação de Surdos, Psicopedagoga Institucional.
Mestre em Educação Escolar, há mais de 15 anos trabalhando ,com Educação Especial, cria o site  "A Educação Especial" buscando disseminar conhecimentos sobre o tema, sempre em perspectiva inclusiva.

 

Alavancagem Da Superação

Apenas Para Professores Que:

- Gostam De Sua Disciplina;

- Entendem A Internet Como Novas Possibilidades;

- Queiram Unir Conhecimento Com Tecnologia e

- Superar A Crise.

(Mesmo Que Não Saiba Nada De Internet);

Quer saber mais? Clique Aqui!