A Educação Especial

Educação Especial         Altas Habilidades/Superdotação         Autismo        Deficiência Auditiva         Deficiência Física         Deficiência Intelectual         Deficiência Visua         

Dislexia

Aline Crociari      terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Dislexia se define como um Distúrbio de Aprendizagem, que consiste na dificuldade para identificar as palavras no momento da leitura.

A dislexia se caracteriza por tipos a seguir:

- Disfonética ou Fonológica: dificuldade na leitura oral de palavras pouco familiares, especificamente na conversão entre letra e som;

- Diseidética: dificuldade na leitura causada por um problema de ordem visual e

- Mista: a junção dos dois tipos.

Sabemos que os alunos que possuem dislexia, apresentam um ritmo e um estilo de aprendizagem diferenciado que deve ser considerado pelos professores no momento das aulas, por meio da utilização de estratégias que possam favorecer sua aprendizagem.

Cabe aqui destacar que devemos evitar submeter estes alunos a competições com os colegas e também não é viável solicitar que os mesmos leiam em voz alta.

A leitura em voz alta não fará com que os alunos que possuem dislexia, aprimorem esta habilidade, ao contrário, ressaltará suas dificuldades específicas nesta área. Ao invés de considerar somente a leitura, valorize sua participação oral.

Os alunos com dislexia identificam melhor as partes do que o todo, neste sentido, grifar informações numéricas em uma situação problema, palavras chaves em um texto, ou até mesmo a ideia central do mesmo, auxilia na compreensão do que esta sendo solicitado na atividade.

Por fim, antes de iniciar a apresentação de um novo conteúdo, procure explicar a utilidade deste para a vida, pois dessa forma o aluno atribuirá um significado para sua aprendizagem.

 Além disso, o trabalho com imagens e vídeos confere sentido ao que esta sendo ensinado e, especificamente na disciplina de matemática busque trabalhar de maneira mais concreta possível.

 

Você gostou deste artigo? Então, não esqueça de deixar seu comentário! Sua opinião é muito importante!


 

Comentários

Educação Especial
Educação Especial é o foco. Aline Crociari é Pedagoga Habilitada em Deficiência Intelectual, Especialista em Educação e Reabilitação de Surdos, Psicopedagoga Institucional.
Mestre em Educação Escolar, há mais de 15 anos trabalhando ,com Educação Especial, cria o site  "A Educação Especial" buscando disseminar conhecimentos sobre o tema, sempre em perspectiva inclusiva.

 

Alavancagem Da Superação

Apenas Para Professores Que:

- Gostam De Sua Disciplina;

- Entendem A Internet Como Novas Possibilidades;

- Queiram Unir Conhecimento Com Tecnologia e

- Superar A Crise.

(Mesmo Que Não Saiba Nada De Internet);

Quer saber mais? Clique Aqui!