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Educação Inclusiva na Educação Infantil

Aline Crociari      domingo, 5 de novembro de 2017

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Educação Inclusiva na Educação Infantil, pensando na perspectiva da inclusão da criança com deficiência deve contribuir para a formação e desenvolvimento destas crianças, no que tange a aquisição da linguagem, o cultivo do respeito, cidadania, o cuidar de si e do outro, aceitação, companheirismo e outros valores que são essenciais para a formação de um cidadão honesto e justo.

A educação especial deixou de ser uma modalidade paralela de ensino, voltada especificamente para o atendimento dos alunos com deficiência. Atualmente, ela se faz presente no ensino regular, iniciando-se na educação infantil, indo até o ensino superior, buscando dar suporte e apoio pedagógico especializado aos alunos que possuem deficiência.

Um dos objetivos principais da educação especial é desenvolver as potencialidades dos alunos com deficiência, buscando sua participação ativa na vida social e no mundo do trabalho, assim como o desenvolvimento biopsicossocial, proporcionando maior autonomia.

Muito se fala em inclusão, porém incluir, não consiste apenas em encaminhar os sujeitos para a escola e ponto final. Faz-se necessário, uma reestruturação das instituições, buscando por parte de todos os profissionais que compõem o cenário escolar, responsabilidade, planejamento e dedicação, já que incluir, implica em uma mudança de paradigma.

Dessa forma, a educação inclusiva na educação infantil, exige uma reorganização das escolas e uma nova proposta curricular, buscando transformar as instituições, a fim de que as mesmas se tornem espaços de formação, por meio de um ensino de qualidade para todos os alunos.

A educação inclusiva na educação infantil deve respeitar o ritmo da criança, procurando estimular adequadamente o desenvolvimento de suas habilidades, considerando suas especificidades.

O ensino deve despertar o interesse das crianças com deficiência, utilizar o lúdico como recurso essencial, uma vez que este permite o desenvolvimento global da criança, por meio da estimulação de diferentes áreas e possuir uma avaliação formativa, bem como identificar dificuldades e auxiliar as crianças a superá-las.

A educação inclusiva na educação infantil deve considerar como premissa básica o respeito ao ritmo de aprendizagem dos alunos com deficiência, uma vez que este será mais lento. Senso assim, todas as atividades proporcionadas à criança devem ter como objetivo a aprendizagem ativa e significativa que possibilite o desenvolvimento das mais diversas habilidades.

A educação inclusiva na educação infantil tem como figura indispensável o professor, tanto no que se refere ao seu planejamento como a sua atuação efetiva na vivência de sala de aula.

Este deve buscar formas para a criança aprender e não se preocupar com as rotulações, organizar práticas educativas que valorize a cooperação, utilizar as experiências de vida do próprio aluno como fator motivador de aprendizagem, ser flexível nos métodos de avaliação e, sobretudo contribuir para a construção de uma escola de qualidade para todos.

A educação infantil é primordial para o desenvolvimento das crianças com deficiência, pois o cérebro se encontra em fase de maturação, sendo moldado pelas experiências e estímulos recebidos e isto contribuirá para o desenvolvimento de potencialidades.

A educação inclusiva, na educação infantil, deve transformar as escolas de modo que se tornem espaços de formação e de ensino de qualidade para todos, buscando integrar as crianças com deficiência.

Educação Inclusiva na Educação Infantil

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Educação Especial
Educação Especial é o foco. Aline Crociari é Pedagoga Habilitada em Deficiência Intelectual, Especialista em Educação e Reabilitação de Surdos, Psicopedagoga Institucional.
Mestre em Educação Escolar, há mais de 15 anos trabalhando ,com Educação Especial, cria o site  "A Educação Especial" buscando disseminar conhecimentos sobre o tema, sempre em perspectiva inclusiva.

 

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